quarta-feira, 14 de outubro de 2015

[Resenha] Apenas um dia.




Esse é o terceiro livro da Gayle e que leio, e ao contrario de muitas pessoas eu gostei. Então por recomendação de uma amiga comprei  o livro, demorei um pouco pra ler porque larguei ele por alguns dias, mas acabei voltando para ele, e não me arrependi.

  • Título: Apenas um dia
  • Autor:  Gayle Forman
  • Editora: Novo Conceito
  • Número de páginas: 382
  • Nota: três estrelas e meia.




Sinopse: O livro começa com uma jovem, Allyson, viajando pela Europa após seu ultimo ano escolar, porem na Inglaterra enquanto espera para assistir uma peça de Shakespeare ela conhece Willen que a convida para assistir uma peça em que esta atuando, e adivinhem quem é o autor da peça. Shakespeare, ele se mantém muito presente no livro todo, como se fosse um dos próprios personagens. Allyson vai assistir à peça e se encanta por Willen, mas volta para o hotel sem trocar nem ao menos uma palavra com o rapaz, porem no dia seguinte no trem que pega  para passar seu ultimo dia na Europa em Londres encontra Willen novamente e após confessar que Paris fora contada de seu roteiro, mas que desejava ir a cidade ele a convida para passar um dia na capital francesa ao seu lado. Mesmo com todos os alertas em sua cabeça Allyson aceita e coisas incríveis acontecem nesse dia, mas amanhece e tudo desaparece e o sonho se transforma em algo muito próximo de um pesadelo.

Há uma passagem de tempo (uma ano), Allyson volta para casa, ingressa na faculdade de medicina, mas aquele dia continua povoando seus pensamentos, mesmo que ela faça tudo para esquecer. Isola-se em seu quarto no dormitório e se recusa a atender ao telefone, suas notas despencam. Até que em dia após conversar com uma orientadora da faculdade ela decide entrar em uma aula dedicada a Shakespeare e começa a se abrir e perceber que talvez aquele dia tenha sido sim um sonho e com a ajuda de alguns amigos descobre que talvez ela devesse voltar a cidade luz.





Minha opinião: Eu gostei do livro, o desfecho dele foi bem escolhido, com aquele gostinho de “quero a continuação” (que já foi publicada), porém eu odiei o meio, foi nesse ponto que eu o larguei, ele trouxe uma áurea de depressão terrível e ficava se arrastado, arrastando... No fim deu tudo certo a trama voltou a me cativar. Os grandes responsáveis para a trama de me cativar novamente foram os personagens secundários, que são muitos! Não que os protagonistas sejam rasos ou algo do tipo, mas o enredo me deu a impressão que se só houvesse os personagens principais  o livro seria um marasmo sem fim.


Espero que tenham gostado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário